O índice de mortalidade entre as novas empresas no Brasil infelizmente carece de dados recentes. Os dados disponibilizados pelo Sebrae, acreditem, são de um longínquo 2012. Assim, não dá para saber se a situação melhorou ou piorou. O fato, no entanto, é que em 2012 cerca de 50% das empresas abertas, excluídos os MEI – Microempreendedor Individual, fechavam em dois anos.
O caso é grave assim apenas no caso das microempresas. As empresas de pequeno, médio e grande porte sobrevivem bem aos dois primeiros anos.
Mas o que é feito de tão errado por esses novos empresários para falharem tanto?
Um outro estudo, sobre as razões de fechamento, feito pelo Sebrae-SP, o melhor que encontramos, as razões estão distribuídas em três grandes grupos:
- Planejamento Prévio
- Gestão Empresarial
- Comportamento empreendedor
Cada um destes grandes grupos se subdivide em diversas razões. Se quiser ver o trabalho completo, recomendo, baixe o arquivo aqui.
A importância de fazer um plano de negócio fica evidente já nos grandes grupos, pois:
- O plano de negócio é o planejamento prévio;
- O plano de negócio pode e deve tratar previamente dos principais itens de gestão empresarial, evitando que a nova empresa se inicie com uma gestão amadora, ineficiente;
- E um bom especialista em plano de negócios, ao conviver um pouco e fazer as perguntas certas, saberá identificar deficiências evidentes no comportamento empreendedor do candidato a empresário e o orientará em como lidar com isso.
Como deve ser então um bom Plano de Negócio?
Podemos resumir que um bom plano de negócio deve:
- Ser preciso no planejamento econômico, financeiro, operacional e mercadológico;
- Deixar definidas as principais diretrizes de gestão, que podem ser resumidas em dimensionamento e distribuição de responsabilidades de cada membro da equipe, destaque para o empresário, escolher indicadores simples e eficientes de monitoramento da empresa e apontar opções de sistemas de controle e gestão, basicamente softwares e planilhas auxiliares;
- Discutir com o empresário sobre seu papel na empresa, deixando bem claro tudo que ele deverá fazer, quanto do tempo dele isso levará no dia a dia, os impactos em sua vida pessoal e quais as habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos que ele precisará aprimorar.
Quem não implanta o Plano de Negócio pronto?
Boa parte dos planos de negócio elaborados com a assessoria da ProLucro não são implantados. E as principais razões disso são:
- Quando o plano se mostra inviável:
- A expectativa de faturamento se mostra abaixo do necessário devido a:
- Pouca demanda no mercado a ser explorado; ou
- Forte concorrência; ou
- O dinheiro disponível do empreendedor não é suficiente e ele não quer captar empréstimo; ou
- O ponto previsto ou outras variáveis importantes se mostraram inadequadas.
- A expectativa de faturamento se mostra abaixo do necessário devido a:
- Quando o plano se mostra viável:
- O empreendedor não consegue o esperado empréstimo ou investidor; ou
- O empreendedor neste momento passa a enxergar mentalmente a empresa funcionando e conclui que não quer trabalhar nela, pois é muito diferente do que idealizava; ou
- O empreendedor, durante a elaboração do plano, conclui que lhe faltam habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos necessários.
Sobre este último item, comportamento empreendedor, sugiro a leitura deste artigo:
Plano Estratégico Empresarial x Comportamento Empreendedor x Sucesso
E quem implanta de verdade?
Nestes casos, quase sempre estes quatro pontos ocorrem simultaneamente:
- O empreendedor conseguiu um plano de negócio viável;
- Ele tem ou conseguiu os recursos financeiros necessários;
- Ele manteve-se convicto de que é aquilo mesmo que ele quer trabalhar ou simplesmente ter;
- Ele manteve-se convicto de que possui as habilidades comportamentais e técnicas necessárias.
Fazer um bom plano de negócio não garante 100% de sucesso futuro, mas os despreparados ficam no caminho, e essa é a forma mais econômica dessas pessoas recuarem. Fracassar em um negócio é doloroso e caro, sendo preferível perder apenas o valor investido na elaboração do plano. E não se perde tudo, pois participar da elaboração de um plano de negócio é um grande aprendizado, útil para sempre.
Assim, se você não é um especialista em planos de negócio ouça bem:
Jamais, mas jamais mesmo, comece um novo negócio sem fazer um Plano de Negócio e com a ajuda de um especialista. Não faça do seu negócio uma cobaia. Na realidade, a cobaia vai ser você e seu caro dinheiro.
Por fim, existem ainda outras abordagens que quem está realmente interessado em abrir um novo negócio deve pesquisar, como os seguintes artigos:
Plano de Negócio ou Análise de Viabilidade de Negócio?
Por onde começar um novo negócio? Plano de Negócio ou Pesquisa de Mercado?
Quanto custa um plano de negócio?
Sucesso.
Consultor
CEO ProLucro