Avaliação de Empresa: quem contrata e o porquê

No último artigo, Avaliação de Empresa: o que é e como é feita, explicamos o que é e como é feito este procedimento. A contratação de uma Avaliação de Empresa, na prática, só é feita quando há um forte indutor, ou seja, uma real necessidade. Por isso, os casos mais comuns de contratação desse serviço são, pela ordem de efetiva contratação:

  • Empresário que foi abordado por um potencial comprador;

  • Entrada e saída de sócios, amigável ou litigiosa;

  • Interessado em ter essa informação na elaboração de planos estratégicos;

  • Investidor interessado em comprar cotas ou a totalidade de uma empresa;

  • Herdeiros em processo de divisão de espólio.

Como pode ser visto, a informação é realmente necessária, naquele momento. Detalhando cada caso, temos:

Empresário que foi abordado por um potencial comprador

É, de fato, o mais comum. Investidores interessados em comprar uma empresa, normalmente para entrar em um mercado regional, abordam diretamente, ou via prepostos, os proprietários da empresa; e pedem um preço.

Diante de uma possibilidade concreta, esses proprietários buscam uma consultoria especializada para saber quanto vale sua empresa e se a venda vale a pena. Essa questão de “valer a pena” é fundamental. Muitas vezes, o dinheiro a ser recebido não é suficiente para gerar uma condição de vida pessoal e financeira melhor.

Entrada e saída de sócios, amigável ou litigiosa

O rearranjo societário, em geral com a saída de um ou mais sócios, é outra motivação bem comum. Participação pequena nas cotas, interesse em tentar algo diferente, falta de retorno desejado, desentendimento com os sócios, todos esses são motivos para alguém querer vender sua parte. Em geral, para os demais sócios.

Existe também o interesse de um dos sócios em aumentar sua participação, para poder dedicar-se mais ao negócio. Essas negociações podem ser amigáveis ou litigiosas. No primeiro caso, a empresa paga a avaliação. Na segunda, uma das partes arca com o ônus.

Interessado na Avaliação de Empresa para elaboração de planos estratégicos

Empresários com visão de futuro, que possuem sempre um plano estratégico em andamento, contratam a avaliação de sua empresa sem estarem necessariamente interessados em vender a mesma. Pelo menos, não em um cenário de curto prazo.

Portanto, saber quanto vale seu ativo e como isso é calculado pode ser muito útil na tomada de decisões estratégicas do dia a dia, na identificação de oportunidades de negócio, no início de tratativas com parceiros etc. A avaliação mostra, ainda, a tendência de variação do valor da empresa, sinalizando quando seria a hora ideal de vender.

Investidor interessado em comprar cotas ou a totalidade de uma empresa

Essa é uma variação da primeira opção. Algumas vezes o proprietário da empresa pede que o comprador banque a avaliação. Então, é ele quem vai atrás da consultoria. Essa é uma operação que exige um contrato de confidencialidade adicional entre todas as partes para proteger a empresa a ser avaliada, mas funciona da mesma forma.

Herdeiros em processo de divisão de espólio

Os herdeiros, para fazer uma partilha, precisam do valor de uma empresa que consta do espólio. Isso acontece quando um ou mais dos herdeiros não tem interesse na empresa, ou prefere receber outros bens. Mas, é preciso que o outro herdeiro queira – ou aceite – ficar com todas, ou com mais cotas. Pode ser pedida, ainda, para que a empresa já seja colocada a venda, mesmo ainda em fase de espólio.

E os que mais cotam, mas não compram?

  • Curiosos pela informação estratégica, mas que não concretizam a compra da avaliação, devido ao seu custo;

  • Empresas em dificuldade, ou que o empresário está saturado, mas que também não compram devido ao custo.

Realmente, a Avaliação de Empresa implica em custos, mas é muito útil saber quanto vale sua empresa. Trocar expectativas, às vezes bem enganosas, por uma informação precisa e justificada, pode fazer a diferença em como você enxerga sua empresa e seu futuro.

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!