Buscando investidores para bancar a sua ideia ou investir na sua empresa
Buscando investidores para bancar a sua ideia ou investir na sua empresa
Antes de tudo, vamos combinar alguns conceitos. Plano de Negócio é o plano para iniciar um novo negócio, que pode ser abrir uma nova empresa ou abrir uma nova unidade de negócio em uma empresa existente. Já um Plano Estratégico é o plano para expandir uma empresa já existente, mas no mesmo ramo que ela já atua. Para simplificar o texto, vamos chamar os dois tipos de planos de Plano de Investimento.
Outra mensagem importante é que você, se realmente quer achar um investidor, precisa ler o artigo até o fim. Não tem nada fácil nesse mundo. Ler e compreender um artigo é o mínimo para começar sua jornada.
É POSSÍVEL ENCONTRAR UM INVESTIDOR PARA BANCAR A SUA IDEIA OU INVESTIR NO SEU ATUAL NEGÓCIO?
Sim, encontrar um investidor para bancar sua ideia ou expansão do seu atual negócio é possível desde que:
. a ideia de abertura de uma nova empresa ou unidade de negócio ou de expansão da atual empresa seja viável;
. a viabilidade esteja comprovada por meio de um Plano de Investimento ( Plano de Negócio ou Plano Estratégico)
. a proposta a ser feita ao investidor seja atrativa para ele;
. você apresente a proposta para investidores com o perfil adequado.
A primeira coisa a ser entendida aqui é que:
Investidores não investem em ideias, sonhos ou desejos, eles investem em Planos de Investimento que comprovam a viabilidade deles. E em pessoas capazes de implantar o plano. Sem um plano profissional em mãos, a chance de captar um investidor é quase zero.
Além disso, ajuda muito se o negócio tiver as seguintes características:
. estar em um mercado com alto potencial de crescimento;
. ser escalável, fácil de multiplicar;
. trazer uma ou mais inovações;
. ser difícil de ser copiado; e
. ter bom potencial de ser vendido no futuro.
QUE RISCOS TENHO DE COMPARTILHAR MINHA IDEIA COM OUTRAS PESSOAS?
Se for uma invenção de fato original, o ideal é que você tenha pelo menos o início do processo de patente ou registro junto ao INPI. Se você tiver iniciado, o risco é muito baixo. Se não tiver, o risco existe, ainda que não seja alto, mas recomendamos registrar antes.
Por outro lado, se você não tem e/ou não consegue uma patente e por isso não mostra sua ideia para ninguém, ela só sairá do papel se você bancar todos o investimento.
Esse é o maior dilema dos inventores. Mostrar ou não mostrar?
No caso de planos de uma nova empresa ou de expansão da sua atual empresa que não utilizam ideias patenteáveis o risco é muito baixo.
Em todos os casos, quando os contatos avançam, é recomendável assinar um contrato de confidencialidade com quem você vai detalhar a ideia e o plano de negócio. Isso praticamente elimina os riscos, ainda mais se você procurar apenas empresas e pessoas idôneas.
E ONDE BUSCAR UM INVESTIDOR?
SE O NEGÓCIO É INOVADOR E ESCALÁVEL
No caso de ideias inovadoras e escaláveis, você pode tentar programas de startups. Pesquise na Internet. A vantagem deles é que avaliam ideias com plano de negócio apenas preliminar. Mas eles são muito restritivos e adotam poucas pessoas. E são lentos e burocráticos. Mas colocam todo ano dezenas ou mesmo centenas de novos negócios no mercado.
Mas você também pode ir atrás de investidores locais, como no caso de negócios comuns. Veja a seguir.
SE O NEGÓCIO É “COMUM”
Arrumar investidor para empreendimentos comuns, como confecções, restaurantes, pequenas indústrias, agronegócio, prestação de serviços e similares passa por buscar outro perfil de investidor. Na prática, os investidores mais comuns são:
. Parentes;
. Amigos;
. Pessoas indicadas por conhecidos e parentes;
. Empresários locais.
Mesmo essas pessoas devem ser tratadas com o mesmo profissionalismo de um investidor desconhecido. Jamais, mas jamais mesmo, apresente um Plano de Investimento que não seja profissional. Confiança só se perde uma vez.
Mas o ideal mesmo é fugir de parentes e amigos e ir atrás de um investidor profissional ou pelo menos que já seja um empresário de sucesso, ainda que de pequeno porte.
Empresários locais são a melhor fonte de captação de investidores para negócios comuns. Muitos empresários locais estão abertos a novas oportunidades de negócio e eles gostam de estar por perto. E a maioria não investe em coisas que não conhecem, como startups inovadoras.
Como a primeira impressão é que fica, só chegue neles de forma totalmente profissional.
COMO COMEÇAR ESSA JORNADA?
Fazendo um Plano de Investimento com auxílio de especialistas em planos. Não subestime isso. Não perca seu tempo.
Sem um plano feito de forma profissional (confiável) as chances de sucesso na busca de investidores são perto de zero. É o plano que vai comprovar ou não a viabilidade. Se for viável, vai em frente. Se não for viável, altere ou abandone e parta para outra oportunidade.
Não interessa a você e nem ao investidor entrar em uma canoa furada. A primeira função do plano é te proteger.
OS TÓPICOS DE UM PLANO DE INVESTIMENTO OU NEGÓCIO
Um plano profissional contém obrigatoriamente:
. Descrição do produto, empresa e mercado;
. Detalhamento da concorrência (ela sempre existe de alguma forma)
. Investimento de implantação com cronograma físico-financeiro;
. Folha fixa;
. Demais custos fixos;
. Custos variáveis como mão de obra variável, matéria prima, mercadorias etc.;
. Ficha técnica de custos e precificação dos produtos (bens ou serviços);
. Painel de indicadores;
. Projeção de crescimento;
. Fundamentação da projeção de venda;
. Fluxo de Caixa;
. Painel do Investidor: aportes x retorno
O plano de negócio tem que provar que sua ideia ou plano de expansão é viável. Para você e para o investidor.
Depois de pronto, faça o Sumário Executivo, que é o resumo do plano. Você tem poucos minutos para fazer o potencial investidor se interessar, ou seja, apenas duas laudas de papel ou dois minutos de fala.
A PESQUISA DE MERCADO
Em geral, o ponto mais importante para um investidor tende ser as projeções de venda, ou seja, quanto vai vender, por quanto e para quem ao longo dos próximos cinco ou dez anos. A fundamentação da projeção de venda é essencial. Não pode apenas lançar números na planilha. Apoie essas estimativas em dados de mercado pesquisados. A maior parte das pesquisas pode ser feita de fontes secundárias, mas em alguns casos é fundamental fazer uma pesquisa direta. Se quiser saber mais sobre pesquisa de mercado, comece por este artigo:
COMO A PROLUCRO PODE TE AJUDAR NESTA BUSCA?
A ProLucro pode fazer seu Plano de Investimento e te assessorar em:
. Identificar potenciais fornecedores para o seu caso específico;
. Te orientar como abordá-los;
. Te assessorar no processo de negociação e contratualização da operação.
Se quiser orçar um Plano de Investimento com a gente, escolha e clique em desses links:
- Nova empresa ou nova unidade de negócio: Plano de Negócio
- Investimento em empresa já existente: Plano Estratégico
- Se quiser conversar algo antes, o link é esse: Contato
E NÃO SE ESQUEÇA DA MENSAGEM MAIS IMPORTANTE!
Investidores não investem em ideias, sonhos ou desejos, eles investem em Planos de Investimento que comprovam a viabilidade deles. E em pessoas capazes de implantar o plano. Sem um plano profissional em mãos, a chance de captar um investidor é quase zero.
Sucesso.
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