Erros comuns em pesquisa de mercado: saiba evitá-los
A pesquisa de mercado é um recurso indispensável para as empresas. Elas oferecem uma visão ampla sobre os fatores que impactam diretamente a gestão do negócio e orientam o empresário no momento em que ele precisa se decidir sobre uma ação.
Os dados da pesquisa de mercado também podem indicar a necessidade de modificar um projeto e mesmo a possibilidade de abrir mão de uma decisão sobre o negócio.
Mas para que a pesquisa de mercado mostre toda sua potencialidade e eficácia é necessário muito cuidado durante sua elaboração, condução e execução. Conheça a seguir alguns erros comuns em pesquisa de mercado e saiba como evitá-los.
Ausência de um objetivo definido
A falta de um objetivo bem definido é talvez um dos erros mais comuns durante o planejamento da pesquisa de mercado. Por mais que existam muitas questões a serem respondidas, a eficácia da ferramenta exige foco na hora de decidir qual a resposta que você pretende encontrar em sua pesquisa. Concentre-se em um objetivo de cada vez.
Linguagem inapropriada
Lembre-se que a pesquisa de mercado reúne pessoas de diferentes perfis sociais e econômicos. Um erro comum é o uso de uma linguagem extremamente técnica, repleta de jargões ou vocabulário muito formal que inibem a participação das pessoas que simplesmente não respondem às questões por não entenderem.
Utilize sempre uma linguagem clara e objetiva em sua pesquisa de mercado. Vale até mesmo fazer um teste com pessoas que não estão incluídas no seu mercado para verificar se a linguagem é facilmente entendida.
Descuido na elaboração de perguntas e alternativas
Não é difícil encontrar exemplos de pesquisas de mercados que não elaboram corretamente seus enunciados ou que pecam no formato de resposta escolhido. Para não cometer os mesmos erros, seja direto na hora de elaborar as perguntas evitando questões que possam ter dupla interpretação.
Quanto mais claras forem as questões, melhor será o entendimento dos entrevistados e consequentemente as respostas serão mais confiáveis.
No caso das opções de respostas veja qual o formato é o mais adequado para as respostas que você pretende encontrar em sua pesquisa de mercado: será melhor uma resposta única, múltipla ou o ideal é uma resposta aberta?
Tenha cuidado também para não ser tendencioso na elaboração das perguntas ou opções de resposta para que você não corra o risco de ouvir o que acha que é o correto e não o que os entrevistados realmente querem dizer.
Questionário muito longo
As pessoas não gostam de perder tempo respondendo a muitas perguntas, portanto não exagere no tamanho do questionário. Faça uma pré-seleção pensando na necessidade de cada pergunta para o objetivo principal de sua pesquisa, liste-as em ordem de importância e elimine as que parecerem menos relevantes.
Mal direcionamento do público-alvo
De nada adianta um questionário bem elaborado se ele for aplicado a alguém que fuja do público-alvo previsto na montagem da pesquisa de opinião.
O ideal é que você segmente seu público de acordo com o objetivo de sua pesquisa. Também não adianta conhecer com afinco o público-alvo se a pesquisa de mercado não está na plataforma mais apropriada para esse público. Se você quiser uma amostra com um grande número de entrevistas, talvez seja mais interessante enviar a pesquisa por e-mail.
A atenção a esses detalhes tornar os resultados de sua pesquisa de mercado mais seguros e confiáveis. Para aprofundar no assunto, não deixe de ler esses artigos:
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