Os indicadores de desempenho ou resultado essenciais para medir o sucesso de sua empresa

Criar e acompanhar indicadores de desempenho ou resultados é importante na busca do sucesso de uma empresa. São eles que permitem estabelecer metas objetivas e acompanhar se estão sendo alcançadas. Alcançar tos as metas é alcançar o sucesso.

A seguir, veremos os principais indicadores de desempenho ou resultado existentes. E veremos quais deles são mais importantes para buscar o sucesso da empresa.

Quais são os principais indicadores de desempenho ou resultado?

Nós dividimos em dois grandes grupos:

  • Indicadores Essenciais
  • Indicadores Complementares

E os Indicadores Essenciais distribuímos em três setores da empresa:

  • Setor comercial
  • Setor produtivo
  • Setor administrativo

Os Indicadores Essenciais

Uma empresa, em especial as pequenas empresas, precisam essencialmente dos seguintes indicadores de desempenho:

  • Faturamento Mensal
  • Margem de Contribuição
  • Cronograma de Entrega
  • Custo Fixo
  • Resultado Operacional


INDICADORES ESSENCIAIS – SETOR COMERCIAL

O Setor Comercial deve acompanhar de perto apenas dois indicadores essenciais:

Faturamento Mensal

O faturamento é o valor total das vendas de uma empresa no mês e nele está a meta principal do setor: vender o máximo até o limite de entrega da empresa. Mas o preço tem que ser bom e aí que entra o segundo indicador.

Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição é a percentagem dos Custos Variáveis sobre o Preço de Venda. Subtraia do Preço de Venda os custos com matéria prima, mão de obra direta, impostos, comissões, taxas de cartão de crédito, fretes e perdas e o que sobra é a Margem de Contribuição.

Ela é, assim, um percentual do Preço de Venda, sendo o mais comum em empresas saudáveis ficar na faixa de 35%. É com ela que você vai pagar os Custo Fixos e depois que passar do Ponto de Equilíbrio, vai gerar o sonhado Lucro. Ou seja, para se ter uma boa Margem de Contribuição, é preciso vender com bons preços. Vender com preços baixos, leia-se margens baixas, é um dos fatores que mais prejudicam uma empresa.


INDICADORES ESSENCIAIS – SETOR PRODUTIVO

O setor produtivo tem que se preocupar com as seguintes variáveis:

Margem de Contribuição

Ainda que seja o mesmo indicador, a parte do Setor Produtivo são os gastos com mão de obra e insumos. Quanto mais barato ele compra e quanto menos consome de insumos, melhor. E quanto mais consegue produzir com uma mesma equipe, melhor. Nos dois casos, maior é a Margem de Contribuição. Ele pode utilizar Indicadores Complementares, como veremos mais adiante.

Cronograma de Entrega

Toda produção tem que ter metas de volume e prazo de entrega adequados ao volume de vendas e prazos dados aos clientes. O cronograma tem que ser cumprido.


INDICADORES ESSENCIAIS – SETOR ADMINISTRATIVO

Custos Fixos

O principal indicador prático do Setor Administrativo é o Custo Fixo. Quanto menor o Custo Fixo de uma empresa, mais rápido ela alcança o Ponto de Equilíbrio e começa a gerar Lucros.

Resultado Operacional

É claro que saber se a empresa deu lucro ou não e de quanto é essencial, mas se os demais indicadores forem alcançados, ou não, esse é apenas uma consequência. Mas vamos deixá-lo nos essenciais, afinal tudo é ProLucro.


Os Indicadores Complementares

As empresas podem ainda optar por utilizar indicadores complementares. Eles são, na prática, detalhamentos ou divisões dos indicadores essenciais. Os mais úteis são.

  • Custo de Aquisição de Clientes – CAC
  • Um dos mais utilizado atualmente, o CAC mede quanto custa adquirir um novo cliente. Em geral é associado a cada canal de vendas, como anúncios no Google, marketing direto e propagandas tradicionais. Merece ser promovido a indicador essencial.
  • Indicadores de produtividade da mão de obra
  • Mede especificamente a quantidade de homens hora empregados diretamente na produção. O ideal é que seja feito por produto.
  • Indicadores de consumo de insumos
  • Mede o gasto de insumos por produto, incluindo as perdas. O ideal é que seja financeiro, mais importante que quantitativo.
  • Indicadores de qualidade
  • Mede a quantidade de defeitos nos produtos.
  • Indicadores estratégicos
  • Estabelecem metas de médio e longo prazo de diversas naturezas, a maioria dos demais indicadores.
  • Satisfação dos clientes
  • É muito útil e toda empresa deve se esforçar para construir e acompanhar este indicador.

E sua empresa, utiliza de quantos destes indicadores de desempenho? Estão mal no assunto? Que tal pensar sobre isso? É um bom tema para ser tratado em:

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro
Meu Currículo Completo – Que tal dar uma checada?

 

 

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