O que é e quais são os tipos de pesquisa de mercado?
O que é Pesquisa de Mercado?
Pesquisa de Mercado é um esforço organizado destinado a juntar informações sobre oferta e demanda de um setor da economia. Ela certamente é um dos componentes mais importantes de uma estratégia de negócios. Elaborar Plano Estratégico ou Plano de Marketing sem conhecer minimamente o mercado de atuação é uma ação temerária.
Assim, se você atua em um determinado mercado, o ideal é conhecer tudo sobre o perfil pessoal e hábitos e volumes de consumo dos clientes que você já tem e dos que ainda não são seu clientes. E também conhecer quem são seus concorrentes diretos, como atuam, o que ofertam, que preços praticam etc.
Existem ainda muitas outras informações importantes. É útil saber tudo sobre seus concorrentes indiretos, o histórico do mercado, suas características em outras regiões fora de sua atuação e suas tendências de curto, médio e longo prazo.
Ou seja, a pesquisa de mercado é um fator-chave na manutenção da competitividade de uma empresa diante dos seus concorrentes. E também no planejamento estratégico da empresa em relação ao mesmo.
Como funciona uma Pesquisa de Mercado?
A pesquisa de mercado utiliza métodos e técnicas estatísticos e analíticos das ciências sociais aplicadas. Ela começou a ser conceitualizada e colocada em prática formal durante os anos 20. Foi uma das consequências do boom de propaganda da Era de Ouro do rádio nos Estados Unidos. Os anunciantes começaram a compreender o significado demográfico revelado pelo patrocínio de diferentes programas de rádio.
A pesquisa de mercado serve para descobrir o que as pessoas querem, necessitam e acreditam. E ela também serve para saber como as pessoas se comportam. Ela pode ser usada para determinar a melhor maneira de oferecer o seu produto. Muitos acreditam que a pesquisa de mercado é a quintessência do marketing. Nós concordamos com isso.
Quais são os principais tipos de Pesquisa de Mercado?
Considerando apenas o processo de pesquisa, há basicamente dois tipos:
A pesquisa primária
Ela é caracterizada pela aplicação direta de questionários junto às pessoas. Ela é subdividida em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.
A pesquisa quantitativa foca um maior volume de pesquisados, conferindo aos resultados uma menor margem de erro e maior intervalo de confiança sobre dados objetivos, como volume de consumo e características do consumidor.
Já a pesquisa qualitativa foca mais perguntas com maior grau de subjetividade, trocando o maior volume de questionários por maior profundidade. As entrevistas nestes casos tendem a durar muito mais e carregar menor precisão estatística.
A pesquisa secundária
Esta pesquisa é feita explorando informações coletas e organizadas por terceiros. Assim, a Internet é, de longe, o maior canal de acesso disponível para pesquisas secundárias. Além de sua infindável coleção de sites e seus artigos e informações em geral, os bancos de dados estruturados, incluindo pesquisas primárias, como o do IBGE, também estão lá.
Já considerando os objetivos da pesquisa, existem diversos tipos, sendo os principais:
- Pesquisa de opinião de clientes atuais
- Pesquisa de opinião de clientes potenciais
- Pesquisa de concorrentes
- Pesquisa de tendências
- Pesquisa de tecnologias
- Pesquisa de fornecedores
As três primeira tendem a se valer principalmente de pesquisas primárias. As demais, de pesquisas secundárias.Outras questões importantes são:
O que é Tendência de Mercado?
Tendência de mercado é a previsão do que acontecerá com um dado mercado em curto, médio e longo prazo. Em se tratando de previsão, traz um grau de incerteza, que pode ser pequeno ou grande. Ela se baseia fundamentalmente em dados estatísticos sobre a demanda do mercado, permitindo identificar se os gráficos apontam para o crescimento, estabilidade ou queda dessa demanda e características da mesma.
E o Tamanho do Mercado?
Saber qual o volume total de consumo de um dado produto em uma dada região é quase sempre a informação mais importante. A pesquisa deste volume sempre utiliza pesquisas secundárias, mas às vezes precisa das primárias. Determinar o tamanho do mercado é muito mais difícil quando se está lançando um produto inovador, pois não dados secundários sobre isso. Nesse caso, é necessário projetar os números a partir de pesquisa primária qualitativa junto consumidores potenciais.
Planejamento Estratégico Empresarial e a Pesquisa de Mercado
Um dos desafios a serem enfrentado no planejamento estratégico está em identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, assim como as oportunidades e ameaças sobre a mesma (FOFA ou SWOT). Esse levantamento deve ser feito antes da criação de uma empresa, mas fundamentalmente repetido durante toda a sua vida. A base desta matriz de informações é a pesquisa de mercado.
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