Por que o Planejamento Estratégico é tão importante?
O que é Planejamento Estratégico
Antes de falarmos o por que o planejamento estratégico é tão importante, vamos definir o que é o planejamento estratégico. Em poucas palavras, o Planejamento Estratégico é o ato de determinar para onde uma organização estará indo no próximo ano ou além, e como ela chegará lá. Já seu monitoramento dirá se a organização está chegando ou não. Ele gera um plano estratégico, que geralmente tem seu foco em toda a organização. Já um plano de negócio se limita a uma nova unidades de negócio ou produto.
Os tipos de Planejamento Estratégico
Há uma variedade de perspectivas, modelos e abordagens utilizados em um planejamento estratégico. A maneira pela qual um plano estratégico é desenvolvido depende de itens como: natureza da liderança da organização, cultura da organização, complexidade ambiental, tamanho, competência dos planejadores etc.
Os tipos mais comuns são com base em metas, questões específicas, orgânico, de cenário etc. Alguns dizem que o planejamento de cenário é mais uma técnica que um modelo.
O planejamento estratégico baseado em metas
É o mais comum. Ele começa com foco na missão da organização (e visão e/ou valores), metas a serem cumpridas rumo à missão, estratégias para cumprir as metas e planejamento de ações (quem fará o quê, como e quando). Esse é o modelo adotado pela ProLucro, pois é o mais prático e adequado para aquilo que os nossos clientes mais buscam, lucros e crescimento.
O planejamento estratégico baseado em questões
Frequentemente começa pelo exame das questões encaradas pela organização, estratégias para endereçar essas questões e planos de ação.
O planejamento estratégico orgânico
Começa em geral pela articulação da visão e dos valores da organização, e então planos de ação para cumprir a visão, aderindo a esses valores. Alguns planejadores preferem uma abordagem específica do planejamento. Por exemplo, com um inquérito apreciativo.
Alguns planos são projetados para um ano, muitos para três anos. E alguns variando de cinco a dez anos no futuro. Alguns planos incluem somente informação de alto nível, sem quaisquer planos de ação. Alguns planos contêm entre cinco e oito páginas, enquanto outros podem ser ter o tamanho de um livro.
Com bastante frequência, os planejadores estratégicos de uma organização já sabem muito do que irá em um plano estratégico. Porém, o desenvolvimento do plano estratégico é de imensa ajuda para esclarecer os planos da organização, e serve de garantia de que os líderes-chave estarão todos lendo pela mesma página.
O processo de planejamento estratégico
Além do tamanho da organização, as diferenças na forma em que as organizações conduzem as atividades do planejamento são mais uma questão da natureza dos participantes da organização – do que o seu status lucrativo/não-lucrativo.
Por exemplo, pessoas mais detalhistas podem preferir uma abordagem linear, de cima para baixo, geral para específico, em seu planejamento. Por outro lado, pessoas de tendência mais artística e altamente reflexiva podem favorecer uma abordagem altamente divergente e orgânica de planejamento.
Organizações, sejam elas de caráter lucrativo ou não-lucrativo, conduzem atividades de planejamento um tanto similares. Se a prática é a mesma, o foco das atividades de planejamento é que é muitas vezes diferente entre organizações de caráter lucrativo e não-lucrativo.
Organizações de caráter não-lucrativo tendem a concentrar-se mais em questões de desenvolvimento da mesa, arrecadação de fundos e gestão voluntária. Organizações de caráter lucrativo tendem a concentrar-se mais em atividades destinadas à maximização do lucro.
A importância do Planejamento Estratégico Empresarial
Ora, se uma empresa tem metas e quer atingi-las o mais breve possível, não há outro caminho mais eficiente e eficaz do que elaborar e executar um plano estratégico empresarial. Todas as organizações, mesmo que não sejam empresariais, que buscam na profissionalização mais eficiência e eficácia elaboram seus planos estratégicos. Isso deve incluir as pequenas empresas.
O Planejamento Estratégico nas Pequenas Empresas
Pequenas empresas raramente praticam o planejamento estratégico, ou seja, não possuem um plano estratégico empresarial, o que é um grande erro. Esse assunto é explorado nesses artigos:
Plano Estratégico Empresarial x Comportamento Empreendedor x Sucesso
Como Fazer um bom Planejamento Estratégico
Plano Estratégico Empresarial: quando contratar uma empresa de consultoria
Sucesso.