Sumário executivo: a parte mais importante do seu plano de negócios
O sumário executivo é muitas vezes considerado a seção mais importante de um Plano de Negócio ou de um Plano Estratégico. O que difere um Plano de Negócio de um Plano Estratégico é que o primeiro trata de um empreendimento totalmente novo, mesmo que dentro de uma empresa já existente, e o segundo, a expansão de um negócio já existente.
Ao resumir todo o plano, ele é uma eficiente forma de entender o todo em minutos ou mesmo segundos. E se você busca financiamento ou investidores, o sumário executivo será ainda a sua primeira oportunidade de capturar a atenção de um gerente ou potencial investidor.
O que é um sumário executivo?
O sumário executivo é a primeira parte de um plano de negócio ou plano estratégico que resume o mesmo em poucos e objetivos itens. Sua função é informar com rapidez os itens básicos de um novo negócio e despertar o interesse do leitor em seguir adiante na leitura. Assim, deve ser simples e objetivo, além de destacar os pontos fortes do novo negócio. E sendo uma apresentação resumo, recomenda-se que seja a última parte a ser escrita.
O que deve conter um sumário executivo?
Existem planos de negócio de empreendimentos totalmente novos e os de expansão de empresas já existentes, que também são chamados de planos estratégicos. Aqui consideraremos dois casos, sendo os itens mais comuns:
Missão da Empresa
Experimente definir em algumas poucas frases o que é ou será a empresa. E agregue opcionalmente a visão e os valores.
Informação Empresarial
Coloque os principais dados cadastrais da empresa e opcionalmente sócios.
Seus Produtos – Bens e Serviços
Descreva resumidamente os produtos oferecidos e a serem oferecidos ao mercado pela empresa.
Público Alvo – Mercado
Diga para quem venderá e o tamanho deste público, na realidade, o tamanho do mercado.
Destaques de Crescimento
No caso de um negócio em cursos, resuma os aspectos positivos, seja com os resultados obtidos, seja com as boas expectativas. E no caso de um novo negócio, foque as expectativas. Em ambos os casos, dê os principais números de mercado que fundamentam as expectativas. Excepcionalmente, coloque aqui um gráfico. O detalhamento deste ponto é fundamental no texto principal.
Informações Financeiras
Resuma o investimento necessário: em que investirá e quanto de recursos. E descreva a expectativa de recuperação do investimento, usando uma ou mais métricas. Exemplos: payback em meses, Taxa Interna de Retorno – TIR e Fluxo de Caixa Descontado. Aqui cabe ainda quanto se quer captar de recursos especificamente junto ao investidor ou agente financeiro.
Resumo de Planos Futuros
Um plano pode e deve tratar de expansões não contempladas naquele momento, mas que são um potencial a ser explorado no futuro.
Outras Dicas
Toda a informação contida no sumário executivo deve ser apresentada de forma concisa, não devendo exceder a extensão de duas páginas.
Isso por que o sumário executivo será a primeira parte do seu plano de negócios a ser vista pelo leitor, portanto cada palavra é de extrema importância. Seja econômico e direto.
Se você estiver começando seu primeiro negócio, uma startup, ela não terá tantas informações quanto uma empresa já estabelecida no mercado. Nesse caso, destaque um pouco mais seus pontos fortes e de sua eventual equipe na Informação Empresarial.
Capriche, muito, na análise de mercado antes de fazer o plano de negócio. Esse é um ponto fundamental, o mais importante. No sumário, faça um resumo brilhante, mas dentro do plano, explore esse tema em detalhes. Qual a necessidade do mercado seu produto vai atender e com que diferenciais? Qual o tamanho deste mercado? Convença a si mesmo e a seu interlocutor de que você tem chances de sucesso no mercado em curto, médio e longo prazo.
Dê ainda uma checada no MAPA PROLUCRO. Trata-se de um artigo que descreve o que uma empresa deve fazer para alcançar o lucro. Simples, esquemático, objetivo. Ele vai te ajudar no plano como um todo e não só no sumário executivo.
Se o sumário executivo tende a ser a parte mais importante do seu plano de negócio, ele não é a única. Um plano bem estruturado deve desdobrar tudo que foi falado no sumário, mas ainda ai sem perder a objetividade e a síntese.
Sucesso.
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