Valuation: saiba o que é, sua importância e como calcular
Valuation, ou avaliação de empresa, é o processo de calcular o valor de uma empresa. Saber o valor de uma empresa é uma informação estratégica muito importante para o planejamento de seu futuro e essencial para operações de compra e venda, total ou parcial, das suas cotas ou ações. Conhecer mais sobre valuation é essencial para empreendedores e investidores.
Para conseguir se planejar para o futuro, descobrir boas oportunidades para o seu negócio e até mesmo valorizá-lo, o empreendedor precisa ter uma noção completa sobre a empresa.
Portanto, muito além de conhecer o mercado e seus serviços oferecidos, é preciso saber também o valor da empresa.
Afinal, é sabendo seu valor que é possível procurar por negociações com segurança, garantindo boas oportunidades para seu negócio.
Assim, para conseguir definir o quanto vale sua empresa, você pode utilizar o processo de valuation. Para saber mais sobre ele, acompanhe a leitura conosco.
Entenda o que é valuation e para que serve
Imagine que o seu negócio está crescendo, ganhando credibilidade e logo você decide procurar por investidores que possam alavancar ainda mais o faturamento e lucros.
Contudo, na hora de decidir o rateio de cotas entre as partes, uma pergunta é natural: Qual será a participação do investidor com o aporte que fará?
Essa é uma das utilidades do valuation, termo que em português significa avaliação de empresas, sendo um processo usado para calcular o valor de uma empresa.
Aswath Damodaran é uma das grandes referências quando o assunto é valuation. O investidor e professor de finanças corporativas contribuiu para vários estudos envolvendo o método.
Sendo muito famoso no mercado financeiro, Damodaran utiliza seus conhecimentos em investimento para fazer transações notadas em todo o mundo.
Seus diversos livros publicados servem como fonte para quem busca estudar e entender ainda mais sobre finanças. Um dos títulos mais famosos é o Valuation: Como Avaliar Empresas e Escolher.
Entenda qual a importância do valuation
Sendo assim, conhecendo o valor da sua empresa, você consegue ter muito mais clareza e confiança para lidar com várias situações. É possível fazer negociações de forma justa, já que você saberá qual o valor base para investimentos corretos.
Além disso, é possível entender os aspectos que trazem valor para o seu negócio, e quais possuem um efeito contrário. Da mesma forma, com base no desenvolvimento, é possível traçar estratégias futuras para continuar valorizando o seu empreendimento.
Outro detalhe, é que o valuation também ajuda as pessoas que buscam investir. Pois, sabendo o valor daquela empresa, é possível saber se o valor de uma cota ou ação está compatível.
Exitem várias outras situações em que o valuation pode ser necessário. Esse tema é explorado neste artigo: Avaliação de Empresa: quem contrata e o porquê
A diferença entre valor, custo e preço
Você já percebeu que o valuation serve para determinar o valor de um ativo, o que é essencial em processos de negociação. Isso vale para compras, vendas e fusões. Por isso, antes de aplicar o método é preciso saber três conceitos básicos para entender de forma clara esses processos. São eles valor, custo e preço.
Valor é o termo que utilizamos para denominar os benefícios que um serviço ou bem podem proporcionar. Ou seja, o valor é ligado ao retorno que aquela aquisição é capaz de trazer, sendo algo bem subjetivo.
Já o custo, é a quantia em dinheiro que você gasta ao adquirir algum bem ou serviço, ou até mesmo o que é gasto para a fabricação de algo. Por fim, o preço é o termo usado para designar o montante que o vendedor de um bem ou serviço recebe por aquilo que é oferecido.
Dessa forma, é possível concluir que nem sempre o custo e o preço de algo podem estar de acordo com o valor que ele proporciona. Sendo assim, é possível encontrar casos em que o custo e o preço podem estar acima do valor do produto, ou até mesmo abaixo.
Conheça as formas de aplicações do valuation
Como explicado acima, o valuation é um método útil para te ajudar a entender a empresa, sua posição de mercado, e claro, seu valor. Contudo, o valuation possui inúmeras funções que você pode acabar encontrando no dia a dia.
Para entender mais sobre essas atividades e como o valuation atua sobre elas, continue a leitura.
Gestão de carteiras
A gestão de carteiras é a forma como o investidor organiza os ativos financeiros, visando sempre o máximo de rendimentos e evitando possíveis riscos. Desse modo, o valuation pode ou não ser um ponto importante para a estratégia utilizada pelo investidor. Entenda mais a seguir.
Analistas fundamentalistas
No caso dos analistas fundamentalistas, o valuation está diretamente ligado, já que a base para a análise é o valor de uma empresa e suas características financeiras. Assim, nesse caso, saber se as expectativas de crescimentos, os riscos e o fluxo de caixa estão de acordo com o quanto vale aquele empreendimento.
Os analistas fundamentalistas podem ser representados por dois tipos de investidores: Os de valor, que se interessam pelos ativos instalados e na aquisição deles por preços menores do que o real. E os de crescimento, interessados pela avaliação dos ativos para crescimento e na possível compra com descontos.
Investidores ativistas
O valuation também pode ser muito importante para a estratégia dos investidores ativistas, que buscam por mudanças na empresa. A estratégia desses investidores é encontrar empresas com má gestão, conseguir exercer influência e assim trazer modificações para a administração. Assim, eles interferem nos processos de investimentos e financiamentos.
Com isso, eles buscam encontrar um valor que será gerado após as aplicações das mudanças e suas possíveis melhorias. Portanto, é necessário ter noção do valuation.
Negociadores da informação
Nesse modelo, os investidores procuram negociar os ativos a partir do momento que conseguem conhecimento sobre mudanças e novos eventos. Assim, eles buscam estar na frente dos concorrentes.
Eles acreditam que os preços das ações sofrem influência da divulgação de informações sobre a empresa. Por isso, buscam estar sempre informados com antecedência.
O valuation entra com o papel de determinar o valor da empresa, e como essas informações divulgadas podem influenciar o preço das ações. Market timers (investidores de momento)
A ideia dos makert timers é que os investimentos podem trazer retornos, no momento, maiores do que ações mantidas a longo prazo. Sendo assim, com o processo de valuation é possível avaliar essas ações e descobrir se o mercado está ou não com um cenário positivo no momento.
Efficient marketers (investidores passivos)
Para esses investidores, o preço de mercado é a estimativa certa para o valor justo de uma empresa. Por isso, utilizam o valuation para determinar as chances de crescimento e riscos, o que irá influenciar diretamente o preço de mercado dos ativos.
O papel do Valuation na aquisição de empresas
Durante o processo de compra e venda de uma empresa, existem dois lados que vão balancear essa negociação.
Primeiro, os vendedores que calculam um valor para a venda. De outro lado, os compradores, que avaliam os benefícios que serão gerados por aquela aquisição.
Portanto, o valuation compõe um papel importante. Já que é capaz de auxiliar na previsão que as mudanças de administração podem trazer para a empresa.
O papel do Valuation nas Finanças corporativas
Nas finanças coorporativas, o valuation vai ter uma atuação de acordo com o desempenho e ciclo que a empresa se encontra.
Como o intuito é criar valor para os acionistas, o valuation ajuda a entender a conexão que existe entre as estratégias adotadas, como as decisões financeiras, e o valor que a empresa possui no mercado.
É por isso que pequenas empresas precisam ter conhecimento do seu valor, para conseguir investimentos lucrativos. E empresas maiores, que vão abrir capital, precisam saber os valores que serão ofertados no mercado.
Aplicações para fins legais e tributários
O valuation também pode ajudar a calcular o valor justo de uma empresa para as causas legais e tributárias. Isso pode incluir casos de entrada ou saída de sócios, além de disputas judiciais envolvendo acionistas.
Conheça os principais métodos do valuation
Agora que já explicamos como o valuation pode ser importante, é hora de falar sobre as formas de calcular esse valor. Para isso, existem alguns métodos que podem ser utilizados:
Método do fluxo de caixa descontado (DCF)
O cálculo do valuation feito a partir do modelo fluxo de caixa é um dos mais usados. Nele, é feita uma projeção dos lucros futuros, descontando os riscos do investimento, para conseguir determinar o valor dos ativos de uma empresa.
Dessa forma, os ativos que possuem mais estabilidade provavelmente serão aqueles que vão alcançar um maior valor. Portanto, esse modelo consegue fazer uma análise a médio prazo. As projeções podem ser feitas com o prazo de até dez anos.
Inclusive, ele permite que essa análise de valor seja feita levando em conta diferentes cenários e situações. A possibilidade de conhecer os riscos também é uma ótima vantagem. Lembrando que cada ativo pode gerar um fluxo de caixa diferente.
Método da avaliação relativa ou por múltiplos
Já no método de avaliação relativa ou por múltiplos, o processo considera aqueles ativos que são parecidos e atuam no mesmo setor. Sendo assim, a avaliação é feita com a comparação desses indicadores. Para isso, além das similaridades, é considerado os preços padronizados.
Contudo, o modelo não analisa o momento da empresa, mas sim todo o período. Outro problema, é que algumas características mais específicas podem ser deixadas de lado no momento de comparação.
Além disso, se não for possível encontrar uma empresa que atua no mesmo ramo, e com um modelo de negócios parecido, a comparação se torna mais complicada.
A avaliação da empresa em si é feita usando um múltiplo sobre o EBTIDA dela. Esse múltiplo, que em geral, varia de 3 a 10 vezes, é utilizado usando como referência empresas similares e seus valores de mercado.
Método de avaliação por direitos contingentes
Outra alternativa é a avaliação por direitos contingentes, que não será fixo e pode depender de diversas situações. Isso porque o direito contingente é um ativo que só traz retorno em determinadas circunstâncias.
Ou seja, nesse modelo é feito o cálculo levando em consideração a volatilidade dos ativos, que pode sofrer influências de taxas, prazos e outros.
Valuation: como calcular o valor da sua empresa
Outra dúvida bastante comum é como fazer o valuation. O método mais utilizado em médias e grandes empresas é o fluxo de caixa descontado. Para começar é preciso estabelecer um período de análise, sendo o mais comum um período de cinco anos.
Essa escolha pode variar de acordo com o tempo e estabilidade da empresa, sendo permitido períodos de 10 anos a até mesmo perpétuos.
O primeiro passo é prever os lucros da empresa no período proposto, ou seja, fazer um fluxo de caixa projetado, sendo o lucro a diferença entre receitas e despesas. Essa projeção em geral considera uma taxa de crescimento.
O segundo passo envolve a taxa de desconto. A taxa de desconto é a taxa de remuneração que o investidor quer receber ao longo deste período e ela varia com a percepção de risco ou apenas o desejo dele.
O cálculo em si é trazer para o presente os lucros mensais projetados da empresa ao longo do período escolhido descontando a remuneração pretendida. A soma destes valores é o valor atual da empresa.
Fórmula para representação do valuation
Portanto, com a forma de calcular o valuation explicada acima, é possível estabelecer uma fórmula de representação. Nesse caso, o valuation será representado por Va, Fcn vai significar o fluxo de caixa nos períodos analisados e o i representa a taxa de desconto.
Do mesmo modo, o n vai representar o número de períodos, enquanto o g significa a taxa de crescimento e o Inv0 mostra o investimento inicial.
Sendo assim, a fórmula pode ser construída da seguinte maneira:
Va = Fc1 + Fc2 + Fc3 …Fc (1+g) (-) Inv0
(1+i)1 (1+i)2 (1+i)3 (1+i)n (i – g)
Valuation em pequenas empresas
O método mais utilizado em avaliações de empresas, o fluxo de caixa descontado, se vale de projeções de crescimento, faturamento e lucros. Isso, na prática, não se aplica à grande maioria das pequenas empresas.
Projetar o futuro delas ao longo de cinco anos é por demais impreciso, pois não se trata de empreendimentos estáveis.
Esse tipo de projeção é aceito pelos investidores quando se trata de empresas inovadoras com grande potencial de alavancagem, as startups. Mas quando falamos de empresas tradicionais, como bares, confecções, prestadores de serviços e similares, isso não se aplica.
Na prática, pequenas empresas são vendidas sem avaliação de profissionais e seu valuation é feito pelas partes envolvidas considerando apenas o patrimônio líquido e múltiplos do faturamento. Isso, naturalmente, leva a preços injustos muitas das vezes, onde um dos dois, comprador ou vendedor, sai prejudicado.
Diante desta realidade de mercado, a ProLucro desenvolveu metodologias adicionais que melhoraram a prática do mercado ao negociar pequenas empresas e ao mesmo tempo adotam práticas das médias e grandes empresas.
Na avaliação de pequenas empresas a ProLucro utiliza basicamente quatro parâmetros:
- Faturamento
- Rentabilidade / lucratividade
- Patrimônio líquido
- Perspectivas em curto e médio prazo
Além disso, considera a realidade Atual e Realidade Provável. Isso é fundamental nos casos em que a empresa não está tendo lucro. Mesmo empresas que não têm lucro tem valor. Esses parâmetros são então utilizados em até quatro metodologias:
- Lucratividade simples
- Lucratividade composta
- Fluxo de caixa descontado
- Múltiplos de Ebitda
Isso pode ser mais bem explorado no artigo: Conheça 4 metodologias de Avaliação de Empresa
Conclusão
Como visto ao longo do texto, o valuation ou avaliação de empresa é fundamental para determinar o preço justo para comprar ou vender uma empresa.
Toda avaliação de empresa tem um nível de imprecisão, pois considera cenários futuros, mas isso não tira sua essencialidade. Prever o futuro é algo mais assertivo se feito com técnica.
Além disso, as avaliações também usam muitos dados objetivos, como a leitura do passado, o patrimônio líquido, faturamento e rentabilidades atuais, riscos legais, dentre outros. Fazer isso também exige técnicas.
O ideal quando se fala em avaliação de empresa, ou valuation, é utilizar profissionais experientes e cobrar deles a utilização de várias metodologias, permitindo um cálculo mais seguro do preço justo.
Sucesso.