PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

Plano Estratégico Empresarial

O Mapa PROLUCRO

Se você quer desenvolver sua empresa, não existe caminho fácil. Isso inclui ler textões. Na prática, você vai otimizar seu tempo. Então, vamos lá?

Objetivos

Planos Estratégicos Empresariais podem ter diversos tipos de objetivos e abordagens. Nossa experiência, no entanto, diz que em 90% dos casos tudo gira no entorno de dois objetivos primários:

  • Melhorar os Resultados / Lucro da Empresa
  • Melhorar a Qualidade de Vida dos Sócios

A melhoria de qualidade de vida dos sócios só é possível quando a empres está saudável, ou seja, a maioria das vezes esse objetivo passa primeiro pelo primeiro.

Existem Planos Estratégicos para resolver questões pontuias e a PROLUCRO elabora esses também, mas em geral também passam pelo MAPA PROLUCRO.

Metodologia

O MAPA PROLUCRO

O DIFÍCIL É FAZER SIMPLES

Lucrar, mais que um direito, é obrigação da sua empresa. Você, sua equipe, seus fornecedores, seus clientes e até o governo ficam muito mais felizes com sua empresa dando consistentes e constantes lucros. O MAPA PROLUCRO é uma proposta de simplificar mentalmente a sua busca pelo lucro. Depois de 25 anos de mercado e quase 1.500 clientes atendidos, desenvolvemos esse roteiro de máxima simplicidade. Nem todos os tópicos do MAPA PROLUCRO se aplicam a todas as empresas. Esse é um mapa genérico.

Em síntese, administrar uma empresa é essencialmente buscar o Máximo Lucro, sustentável e ético, mas sempre o Máximo Lucro. E buscar o Máximo Lucro na prática é:

  • Buscar a Máxima Margem de Contribuição
  • Buscar o Máximo Faturamento
  • Buscar o Mínimo Custo Fixo

Mas não basta ter Máximo Lucro. Você não pode por tudo a perder arrebentando seu Fluxo de Caixa ao criar Despesas Não Operacionais que o lucro não dá conta de pagar. O lucro deve ser utilizado para gerar uma reserva financeira que dê segurança à empresa para atravessar períodos de baixas vendas ou imprevistos sem traumas. E manter essa reserva em níveis seguros é fundamental. Nada de trocar de carro ou começar um novo investimento e com isso arrebentar seu Fluxo de Caixa.

O QUE É A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?

Nós começamos a jornada reforçando a crucial importância da Margem de Contribuição. Ela é muito mais importante que o faturamento. De que adianta vender muito um bem ou serviço se o que te sobra é um percentual muito baixo?

  • A Margem de Contribuição é o que sobra do valor recebido por um bem ou serviço após pagar os Custos Variáveis
  • MC = Preço de Venda – Custos Variáveis
  • Os principais Custos Variáveis são a reposição do estoque ou matéria prima, a mão de obra empregada diretamente na fabricação ou prestação do serviço, impostos, comissões, perdas, fretes e taxa do cartão de pagamento incidentes sobre uma venda.
  • É o número mais importante em um processo de precificação.
  • Margens de Contribuição saudáveis, na noss experiência, são:
    • Comércio: mínimo de 20%, boa de 25%, excelente, mas rara, de 30%
    • Indústria: mínimo de 30%, boa de 35%, excelente, mas rara, de 40%
    • Serviços: mínimo de 40%, boa de 45%, excelente, mas rara, de 50%

Tudo começa com a construção de boas Margens de Contribuição. Se quiser aprofundar um pouco mais sobre Margem de Contribuição, pesquise na Internet ou cheque esse texto de nossa autoria: Precificação ou Formação de Preços: um guia simples e objetivo.

 COMO AUMENTAR A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?

  • Aumentar o Preço
    • Pesquisar e subir se possível. É bem mais comum ter espaço pra isso do que pensam os empresários.
  • Diminuir os Custos Variáveis
    • Aumentar a Produtividade
      • Melhorar e padronizar processos produtivos
      • Treinar equipe de produção
      • Melhorar instalações, equipamentos e aplicativos
    • Diminuir o gasto com compra de insumos
      • Comprar mais barato
      • Gastar ou despediçar menos
    • Pagar o mínimo de impostos legalmente
      • Revisar o Planejamento Tributário
    • Pagar menores taxas e comissões

Repetindo, tudo começa pela Margem de Contribuição. Se sua MC é de 20%, você precisa faturar 50% a mais para atingir os mesmos resultados de quem tem uma MC de 30%. Matemática básica, não tem como fugir disso. Não se engane. Só foque o faturamento após assegurar Margens de Contribuição saudáveis.

COMO AUMENTAR O FATURAMENTO?

  • Ter mais clientes (quantidade)
    • Aumentar a divulgação
      • Marketing
    • Atender bem (fidelização e indicação)
      • Melhorar e padronizar processos de atendimento
      • Treinar equipe de atendimento
  • Vender mais por cliente (subir o ticket médio)
    • Ofertar mais tipos de produtos (bens e/ou serviços)
      • Revisar e/ou ampliar mix
    • Subir o preço (aumentar a Margem de Contribuição)
      • Pesquisar e subir se possível

Seu faturamento é o resultado da multiplicação da quantidade de clientes vezes o ticket médio. Então trabalhe nas duas pontas.

COMO DIMINUIR OS CUSTOS FIXOS?

  • Diminuir custos com aluguel, contador, assinaturas e toda qualquer conta fixa mensal
  • Diminuir equipe administrativa
  • Fazer retiradas pró-labore compatíveis com sua dedicação à empresa e a realidade dela

Esse, em geral, é o item com menos espaço de manobra. É onde o empresário consegue enxergar e agir com mais facilidade. Mas tem empresa com gordura nos custos fixos, claro.

COMO NÃO ARREBENTAR O FLUXO DE CAIXA?

As Despesas Não Operacionais que mais prejudicam o fluxo de caixa são:

  • Retiradas de lucro pelos sócios em excesso
  • Investimentos mal planejados
  • Pagamento de empréstimos e outras dívidas
  • Imprevistos

Se o Lucro do mês for menor que essas despesas, vai diminuir o saldo do caixa. Se isso ficar se repetindo muito, seu caixa vai acabar e os bancos vão amar. E aí tudo piora. Ou seja, além de buscar o Lucro, a empresa tem que gerir o caixa de forma adequada.

E O QUE SÃO LUCROS SAUDÁVEIS?

Em noss experiência, são:

  • Comércio
    • 10% – boa
    • 15% – ótima
    • 20% – excepcional
    • acrescente 5% no caso de micro e pequnas empresas
  • Indústria
    • 12% – boa
    • 18% – ótima
    • 25% – excepcional
    • acrescente 5% no caso de micro e pequnas empresas
  • Serviços
    • 15% – boa
    • 22% – ótima
    • 30% – excepcional
    • acrescente 5% no caso de micro e pequnas empresas

E SUA EMPRESA, COMO VAI?

  • Qual a sua atual Margem de Contribuição média?
  • Quanto seu faturamento variou nos últimos 12 meses?
  • E o lucro? Foi de quanto e variou quanto?
  • E o Caixa?

Nossos números

ANOS DE MERCADO
+ 0
PLANOS ESTRATÉGICOS
+ 0
CLIENTES DE DIVERSOS SERVIÇOS
+ 0

Investimento

Plano Estratégico
Acadêmico

R$ 6.000 A partir de
  • Além da parte executiva, essa versão inclui laudos descritivos que justificam as conclusões do diagnóstico, a escolha das metas e as opções de forma de ação do plano. Em geral é contratado por médias empresas ou nos casos de ser necessário ser apresentar para instituições que avaliam investir na empresa. Startups são um exemplo disso.

Plano Estratégico
Executivo

R$ 3.600 A partir de
  • Essa versão concentra-se apenas na descrição das metas e do plano de ação. Ainda que tudo que vai para o plano seja discutido da mesma forma que na versão acadêmica, isso não é apresentado por escrito no intuito justamente de baixar o custo do investimento. Alguns clientes, por sua conta, desenvolvem uma parte escrita. É a versão mais contratada.
+ vendido

Plano Pontos
Específicos

R$ 1.500 A partir de
  • A maior parte das pequenas e médias empresas precisa de um plano abrangente, o único capaz de achar e atacar os pontos que mais prejudicam os resultados delas. Mas em alguns casos nós somos demandados para assessorar a resolução de temas específicos como custos e precificação, governança, conflitos, indicadores de resultados etc.

Orçamento

Se você está realmente focado em melhorar os resultados da sua empresa, indicamos agendar com um consultor. É o caminho para receber uma proposta perfeita para o seu caso. E aproveitar para conhecer planos semelhantes.

Outra opção é você preencher esse formulário. A proposta será tão precisa quanto seu detalhamento das informações.



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